terça-feira, julho 26, 2005

Liber Manualis_ A Pedido de Um Amigo.

“ Constatando que a maior parte das mulheres têm, neste mundo, a alegria de viver com os seus filhos, e vendo-me, eu, Dhuoda, ó meu filho Guilherme, separada e afastada de ti e, por isso, angustiada e ansiosa do desejo de te ser útil, envio-te este opúsculo, escrito por mim, para modelo da tua formação, ficando feliz porque se estou ausente fisicamente, este presente pequeno livro, acompanha-te espiritualmente para que à medida que o leres, saibas como agir, por amor a mim. “

Dhuoda, Liber Manualis, Les Éditions du Cerf, Paris, 1997, Incipit, p. 72. Trad.

No século IX, afastada da corte Carolíngia, a gerir o património do marido, em Uzès, em 30 de Novembro de 841, Dhuoda inicia a escrita de uma obra de carácter ético – pedagógico, destinada a completar a formação ética do filho primogénito, Guilherme, com quinze anos de idade.
No mesmo ano, em Junho, o jovem Guilherme fora enviado, pelo pai, para a corte como sinal de vassalagem ao seu rei, Carlos, o Calvo.
Dhuoda tinha sido recentemente mãe do seu filho mais novo que ainda não estando baptizado, não tinha nome. Esta criança, nascida a 22 de Março de 841, foi também levada, por determinação de seu pai e senhor, para a Aquitânia, onde este, duque Bernardo de Septimânia, se encontrava então.
Entre trinta de Novembro de 841 e dois de Fevereiro de 843, Dhuoda, sozinha, doente, preocupada com o futuro e destino dos filhos e do marido, vivendo num Império retalhado por lutas fratricidas, dedica-se completamente, de corpo e de alma, à execução de uma obra que possa guiar eticamente o filho mais velho, acreditando que, através deste, o seu papel de mãe e formadora poderá, um dia, envolver também o mais novo:

“ Este pequeno volume, este manual que eu compus e onde inscrevi o teu nome, logo que ele também seja chegado à idade de falar e de ler, mostra-lho e guia a sua leitura, porque ele é a tua carne e teu irmão.”
Dhuoda, obra cit., cap.I, 7, p.116.Trad.

O filho mais novo de Dhuoda recebeu o mesmo nome do pai, Bernardo, contudo, não há dados sobre a sua vida, embora Pierre Riché ( prof. da Universidade de Paris e autor da obra bilingue já citada.) considere que esta criança possa ter sobrevivido e tenha vindo a ser o pai de Guilherme de Pieux, fundador de Cluny.
Em 844, Bernardo de Septimânia, conde de Barcelona, foi executado por traição.
Em 849, Guilherme, foi condenado à morte e decapitado.
Quando terminou a sua obra, o seu Liber Manualis, Dhuoda deveria ter cerca de quarenta anos de idade, a média de vida das mulheres Carolíngias era, então, de trinta e seis anos. Quero acreditar que Dhuoda tenha podido morrer em paz, antes de tomar conhecimento da morte do marido e do filho e após ter exorcizado de si todos os sofrimentos, através da catarse da escrita.

6 Comments:

Blogger a-bordo said...

um beijo para ti. e um obrigado porque não sabendo se mais alguém pediu, eu pedi, e vou continuar a pedir --- mais.

2:55 da manhã  
Blogger dhuoda said...

Espero que tenha conseguido transmitir-te uma ideia do contexto em que ela escreve e da finalidade da obra. Mais ainda,de quem ela foi.
É óbvio que estava a responder ao teu pedido.
Beijinhos e aproveita as férias.

10:59 da manhã  
Blogger a-bordo said...

vou em breve; numa das coisas que farei, tenho de viciar-te; fica para o ano; mas, depois, falamos. um beijo para ti, e outro para a menina aí de casa.

5:11 da tarde  
Blogger cbs said...

Nunca tinha ouvido falar de si, Dhuoda.
Falta a minha.
Mas espero que esta segunda vida lhe corra mais de feição :)

7:52 da tarde  
Blogger dhuoda said...

cbs,
Obrigada pela visita e pelos votos de uma segunda vida melhor.
Só no final é que se vai saber...

11:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Oem acura wheels Hands free breast pumping bra Teaching and learning grammar online Dvd players centrios overhead dvd players for dodge van Auto rims subaru used toys r us craig portable dvd players lesbian and bisexual women custom dodge stealth unique latin festivals laser tattoo removal hattiesburg Mitsubishi dealer ontario

10:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home